PÂMELA NEVES
Arquitetura e Urbanismo




O Município de Ribeirão Preto, cidade onde se localiza o Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes (RAO), é um dos municípios mais ricos doEstado de São Paulo, com elevado padrão de vida e bons indicadoressociais. O RAO é o responsável por boa parte dos fluxos de longas distâncias entre a RMRP (Região Metropolitana de Ribeirão Preto) e outras importantes áreas do país. Administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), possui grande importância no setor, constituindo o quarto maior aeroporto do Estado de São Paulo, atrás apenas dos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas). Este sítio aeroportuário destaca-se pela sua representatividade na aviação comercial regional e movimenta uma grande quantidade de voos com destinos diversos o país, como: Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, entre outros.
Apesar da relevância econômica da região de Ribeirão Preto e da representatividade do RAO no setor, este encontra-se totalmente defasado. Sua importância e o crescimento dos fluxos têm sido constantes, fatos que têm gerado a necessidade de adequação da estrutura de seu Terminal de Passageiros. Assim, considerando a força econômica da cidade de Ribeirão Preto e região, sua localização estratégica, que a define como um HUB de fluxos de serviços entre a região e o país, bem como a já atual defasagem na capacidade do terminal aeroviário da cidade, buscou-se elaborar um projeto que fosse compatível com a importância e representatividade tanto do município com relação ao cenário nacional quanto do Aeroporto com relação ao setor, através de sua forma arrojada e conceitos inovadores.
O projeto foi desenvolvido em Cumprimento ao Trabalho Final de Graduação, sob orientação do Professor Luciano Muniz e Coorientação do Professor Osvaldo Souza.
NOVO TERMINAL DE
PASSAGEIROS PARA O AEROPORTO LEITE LOPES.
2017